<$BlogRSDUrl$>

Cada mirada estrena el mundo

domingo, julio 27, 2003

Esta semana ninguém está comemorando o aniversário da semana de arte moderna de 1922 em Sampa. Isto acontece porque não é o aniversário da semana, que já foi devidamente comemorado em fevereiro, ocasião em que nós, por pura preguiça, não haviamos nem começado a fazer este blog.
Hoje, ouvindo Villa Lobos, nos deu vontade de comemorar o desaniversário da semana de arte moderna, com manifesto antropófago e tudo.


Manifesto Antropófago

Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz. Tupi, or not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.
......................................................................................

Palavras do poeta Menotti del Pichia : " Nós queremos luz, areje, ventiladores, aviões, as demandas de trabalhadores, idealismo, motores, que chaminés de fábrica, sangue, fazem andar depressa, sonham em nossa Arte "


Descobrimento

Abancado à escrivaninha em São Paulo
Na minha casa da rua Lopes Chaves
De supetão senti um friúme por dentro.
Fiquei trêmulo, muito comovido
Com o livro palerma olhando pra mim.
Não vê que me lembrei que lá no Norte, meu Deus!
muito longe de mim
Na escuridão ativa da noite que caiu

Um homem pálido magro de cabelo escorrendo nos olhos,
Depois de fazer uma pele com a borracha do dia,
Faz pouco se deitou, está dormindo.

Esse homem é brasileiro que nem eu.

Mário de Andrade

Macunaíma

Graça Graúna

Do fundo da mata virgem
Ele ri mui gostosamente alto
e diz:
- Ai, que preguiça!


Coisa de sarapantar
os sons e os sentidos
espalham-se
um
três
trezentos
amarelos
brancos
pretos retintos
pícaros/ícaros
Brasil
brazis
crias de um homem submerso.

(Graça Graúna é Maria das Graças Ferreira e publicou este poema em 1999)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Directorio de Blog Blogarama - The Blog Directory Listed on Blogwise Blogs México  Bitacoras.com blog search directory Listed in LS Blogs Eu estou no Blog List Web Blog Pinging 
Service
directorio de weblogs. bitadir
Literature blogs Top Blogs

<!-- the ageless project -->

BlogRankings.com
Search this site powered by FreeFind

referer referrer referers referrers http_referer