<$BlogRSDUrl$>

Cada mirada estrena el mundo

domingo, agosto 10, 2003

As bandeirinhas de papel de seda são uma tradicão que aqui no México continua viva. Em todas as festas e datas nacionais se vêm muitas bandeirinhas, de todas as cores. O mais interessante é que não são simplesmente pedacinhos de papel colorido colados a um barbante. Cada bandeirinha é cuidadosamente recortada com um motivo que se associa à data em questão. Há bandeirinhas para o dia da primavera, para o Natal, para o dia da independência e, as mais típicas e mais populares, para a festa do dia dos mortos como as que se podem ver abaixo.
Outra coisa interessante é que estas bandeirinhas se assemelham, de uma certa forma, ao trabalho em papel que até hoje é feito na Tailândia e na China. E aqui dizem que os Aztecas já faziam seus trabalhos em papel, de fibras naturais, para enfeitar as oferendas aos seus deuses e seus mortos.
No Brasil também há uma tradicão de bandeirinhas : bem mais simples do que as mexicanas, elas inspiraram Volpi em seus quadros em que a geometria é pura poesia.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Directorio de Blog Blogarama - The Blog Directory Listed on Blogwise Blogs México  Bitacoras.com blog search directory Listed in LS Blogs Eu estou no Blog List Web Blog Pinging 
Service
directorio de weblogs. bitadir
Literature blogs Top Blogs

<!-- the ageless project -->

BlogRankings.com
Search this site powered by FreeFind

referer referrer referers referrers http_referer