<$BlogRSDUrl$>

Cada mirada estrena el mundo

sábado, diciembre 13, 2003

Natal aquí no México é comemorado prá valer. Logo depois do feriado de 2 de Novembro a gente já começa a ver decoração de natal nas lojas e a escutar música natalina.
Uma coisa muito bonita é que se vê "noche buena" por todo lado. Noche Buena é como eles chamam aquí aquela flor vermelha que no Brasil é conhecida como "bico de papagayo". Lindo ver os quiosques de vendedores de noche buenas em cada esquina. A cidade se enche de vermelho e verde, que são as cores do natal e, ¡claro!, também as cores do México. E também chamam de noche buena a noite de natal.
As festas de Natal mesmo começam em 13 de Dezembro, quando se iniciam as Posadas. E as Posadas se repetem todas as noites até a de 24 de dezembro.
Como acho que dá para imaginar pelo nome, uma Posada é uma representação da história de Maria e José fugindo de Herodes e buscado pousada. A festa é bonita, com cânticos, festa religiosa mas também muito divertida e com muita comida ou não seria uma festa mexicana.
Em toda posada há sempre uma piñata. A piñata é feita de papel e papelão, toda enfeitada e está cheia de doces, frutas, caramelos. Todas as pessoas da festa, uma de cada vez, com os olhos vendados, estilo cabra cega, tentam arrebentar a piñata com um bastão enquanto as outras pessoas cantam músicas muito engraçadas. Obviamente alguém também vai movendo a piñata para que se torne bem difícil acertá-la com o bastão. Quando finalmente um herói consegue, é uma farra, principalmente das crianças mas não só, todos agarrando quantos doces podem.
E a festa se repete, cada vez em uma casa durante todas as noites até a noche buena.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Directorio de Blog Blogarama - The Blog Directory Listed on Blogwise Blogs México  Bitacoras.com blog search directory Listed in LS Blogs Eu estou no Blog List Web Blog Pinging 
Service
directorio de weblogs. bitadir
Literature blogs Top Blogs

<!-- the ageless project -->

BlogRankings.com
Search this site powered by FreeFind

referer referrer referers referrers http_referer